As equipes de vacinação tiveram que ser reforçadas em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, após a Secretaria Municipal de Saúde detectar que moradores tentavam tomar a terceira dose contra a Covid-19. Até essa segunda-feira (5), a prefeitura identificou que 23 pessoas tentaram burlar o processo de imunização na cidade.

Para evitar que uma pessoa receba mais de duas doses, o que é recomendado pelo Ministério da Saúde, com exceção da vacina da Janssen que é aplicada apenas uma dose, a secretaria colocou um técnico em informática em cada ponto de vacinação.

Técnico verifica no sistema do PNI se a pessoa já tomou ou não a vacina contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Técnico verifica no sistema do PNI se a pessoa já tomou ou não a vacina contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Ao chegar no local, o morador precisa apresentar o CPF ou o cartão do SUS para o técnico em informática checar se o nome dele já não consta no sistema de imunização.

“O rapaz da informática consulta pelo CPF ou cartão do SUS no PNI. Joga os dados da pessoa no sistema e diz que se já tomou nenhuma dose, tomou uma ou duas. Agora, todas às vezes que tiver vacina da Pfizer ou AstraZeneca vai ter uma pessoa para fazer essa verificação”, contou o secretário municipal de saúde, Agnaldo Lima.

Pessoas tentam tomar terceira dose de vacina em Cruzeiro do Sul
Pessoas tentam tomar terceira dose de vacina em Cruzeiro do Sul

Entre sexta (2) e sábado (3), segundo dados da prefeitura, foram vacinadas 1.941 pessoas acima dos 22 anos na cidade. Segundo o portal do governo, Cruzeiro do Sul vacinou até esta segunda (5) 42.344 pessoas.

As equipes aguardam a chegada de mais doses de imunizantes para seguir com o atendimento dos moradores. Conforme o secretário, a expectativa é que as doses sejam enviadas para o município até a quarta (7).

Fonte: G1

Por Aline Nascimento

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade