Para garantir a vacinação da mulher de 46 anos, o autônomo Expedito Antônio da Silva, de 54 anos, fez questão de chegar cedo no ponto de vacinação aberto pelo governo, nesta quinta-feira (17), em frente ao Palácio Rio Branco.

Ele disse que chegou às 5h e, como não tinha ninguém no local, foi o primeiro da fila. O aposentado contou que já tomou a vacina e que não via a hora de chegar a vez da esposa, que chegou a ser contaminada pelo novo coronavírus e ficou internada.

“A gente tem que tomar a vacina. Eu já vacinei, vim para guardar o lugar para minha esposa. Cheguei 5h e não tinha ninguém. Ela pegou a doença, ficou internada 10 dias, teve pulmão comprometido, fiquei muito perturbado na época e com medo de perdê-la. Agora, a gente vai ficar mais tranquilo, estou aqui segurando a vaga pra ela tomar a vacina pra ela ficar mais tranquila também”, disse o aposentado.

Praça em frente ao Palácio Rio Branco registra fila para vacinação contra Covid de pessoas acima dos 45 anos — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica

Praça em frente ao Palácio Rio Branco registra fila para vacinação contra Covid de pessoas acima dos 45 anos — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica

Começa nesta quinta o mutirão de vacinação anunciado pelo governo do estado em uma tenda montada na frente do Palácio. Serão 48 horas de vacinação para o público a partir dos 45 anos, a partir das 8h. Assim como Silva, várias pessoas chegaram antes mesmo do início da vacinação no local e uma fila se formou.

“São 48h de vacinação ininterruptas, vamos à noite toda com as equipes para atender a população de 45 anos para cima. É uma parceria do governo do estado com a prefeitura de Rio Branco e a gente vai também realizar em outros municípios, iniciando agora pela capital. É uma determinação do governador e dos prefeitos, para que a gente possa imunizar a população como um todo e, consequentemente, ter o combate da pandemia cada vez mais avançado, preservando vidas”, disse o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene.

Mais um lote é esperado para esta sexta-feira (18) com mais de 13 mil doses de vacinas e o secretário afirmou que a expectativa é que a capital avance para a faixa etária dos 40 anos ou mais ainda neste final de semana.

Vacinação no ginásio do Sesi, em Rio Branco — Foto: Janine Brasil/G1

Vacinação no ginásio do Sesi, em Rio Branco — Foto: Janine Brasil/G1

Outros pontos de vacinação

Além do mutirão em frente ao Palácio, as equipes da Saúde municipal (Semsa) abrem 13 pontos de imunização para pessoas com idade acima dos 45 anos, das 8h às 16h, em Rio Branco.

Para receber a vacina, o público em geral precisa levar um documento com foto ou cartão do SUS ou CPF. As pessoas de 18 a 49 anos interessadas em tomar a vacina podem fazer o cadastro em site do governo do Acre. A ideia é facilitar os registros em todos os municípios e também para visualizar como a campanha está se desenvolvendo, além de permitir remanejar melhor as doses da vacina.

As pessoas que precisam receber a segunda dose da vacina, conforme data descrita na carteira de vacinação, ainda podem procurar o drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC, em frente ao 7º BEC.

Pontos de vacinação:

  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Bacurau
  • Urap Rosângela Pimentel
  • Urap Vila Ivonete
  • Urap Roney Meirelles
  • Urap Hidalgo de Lima
  • Urap Claudia Vitorino
  • Urap São Francisco
  • Urap Valdeisa Valdez
  • Policlínica Barral y Barral
  • Urap Maria Barroso
  • Ginásio do Sesi do bairro Manoel Julião

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 229.004 até essa quarta (16), data da última atualização, sendo 164.031 da primeira dose e 64.973 da segunda. Rio Branco aplicou 107.650 doses e Cruzeiro do Sul 26.423.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Fonte: G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade