Mesmo com a chegada de 360 doses, Cruzeiro do Sul ainda não sabe quando vai iniciar a imunização de novos grupos com a primeira dose contra Covid-19. Até o último dia 10, o município já havia recebido 16.143, segundo o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (Sies). Desse total, 10.830 foram de primeira dose e 5.313 da segunda.
Há mais de uma semana, Cruzeiro do Sul aguardava a chegada de um novo lote de vacinas para oferecer a primeira dose a novos grupos prioritários. O novo lote chegou na última segunda-feira (12) com 360 doses, quantidade que, de acordo coma subsecretária municipal de Saúde, Valéria Lima, não atende nem mesmo o grupo de pessoas com 61 anos.
“A nossa grande preocupação é começarmos um trabalho, montarmos toda uma estrutura de aparato, resolutividade e aí na metade dessa vacinação informarmos à população que acabou. Imagina o transtorno que isso vai trazer para a população que está numa fila aguardando, então algumas pessoas não vão entender”, diz.
O município segue aplicando a segunda dose. Nesta quarta-feira (14), será a vez das pessoas que receberam a primeira dose até o dia 30 março. O ponto de vacinação será ao lado Teatro dos Náuas.
Há ainda cerca 900 doses em estoque que restaram dos profissionais de saúde e a secretaria tenta autorização para remanejar as doses a outros grupos prioritários. “Fizemos o pedido para que sejam remanejadas ao público idoso para que possamos ampliar nossa cobertura vacinal”, pontua.
Cruzeiro do Sul tem 7.054 casos confirmados de Covid-19 até essa terça-feira (13), o que equivale a 792 casos a cada 10 mil habitantes. Esta semana a cidade completou um ano desde o primeiro caso da doença confirmado, tendo 140 mortes registradas.
A taxa de letalidade da segunda maior cidade do Acre é 2% e a de mortalidade é de 157 a cada 100 mil habitantes.
