O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e a Polícia Militar cumpriram sete mandados judiciais contra facção criminosa responsável pela extorsão de comerciantes na região central de Rio Branco. A operação foi deflagrada nessa terça-feira (30).
Entre os mandados cumpridos estão dois de prisão e cinco de busca e apreensão contra integrantes da associação criminosa. Além disso, foram apreendidos veículos e uma quantia de mais de R$ 25 mil em espécie. Segundo o Gaeco, a ação teve como objetivo o aprofundamento das investigações e a descoberta de outras pessoas envolvidas no mesmo tipo de delito.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/X/9YA49xQWGlhhgTvkhO8w/whatsapp-image-2021-03-31-at-08.30.43.jpeg)
Na operação foram apreendidos veículos e mais de R$ 25 mil em espécie — Foto: Arquivo/Gaeco
As investigações que resultaram na operação tiveram início em janeiro deste ano. O MP-AC vinha recebendo denúncias da atuação dessas organizações criminosas, principalmente na região do centro da cidade e que, junto com a PM, fazia o monitoramento dos envolvidos.
Ainda conforme o Gaeco, os integrantes da facção criminosa extorquiam comerciantes que trabalhavam em locais como o camelódromo e Terminal Urbano. Com isso, os trabalhadores eram obrigados a pagar uma mensalidade aos criminosos, sob o pretexto de uma suposta “segurança”.
Fonte: G1