A consultora de Recursos Humanos Raquel Albuquerque está internada no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), em Rio Branco, com Covid-19. Raquel faz tratamento contra um câncer de mama e, segundo a família, pode ter se infectado com o novo coronavírus enquanto fazia radioterapia em Porto Velho (RO).
O último boletim repassado à família, na manhã desta terça-feira (16), destacou que Raquel baixou o uso de oxigênio, que antes era de 15 litros e agora está usando 10 litros, e a saturação está em 99%. Ela também comeu sozinha, está sem febre e melhorou o quadro clínico.
Ao G1, o marido de Raquel, Franklin Ingma, explicou que a mulher começou a apresentar os sintomas após voltar de Porto Velho. Ela veio para o Acre para passar o feriado do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
“Não sabemos [como se infectou] porque está fazendo um tratamento de radioterapia em Porto Velho, mas acreditamos que quando veio passar o fim de semana antes do Dia da Mulher com a gente pode ter pego. Ou até mesmo dentro do hospital. Fizemos o exame na farmácia depois que ficou ruim no final de semana”, relembrou.
Ingma também foi infectado com o novo coronavírus. Ele está em casa em tratamento e disse que sente sintomas leves.
A consultora tem um perfil nas rede sociais com mais de 35 mil seguidores. Ela dá dicas e ajuda as pessoas em busca de emprego com informações sobre o mercado de trabalho. Há pouco mais de um ano, ela vem fortalecendo o nome como uma marca pessoal e se tornou referência quando o assunto é oportunidade. E tudo isso surgiu quando ela ficou desempregada. Com o sucesso das dicas, Raquel ficou conhecida como a ‘menina das vagas’.
Quadro agravado
Após testar positivo para a Covid-19, Raquel iniciou o tratamento em casa. No domingo (14), ela passou mal com muita falta de ar e foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Into-AC.
“Foi muito mal no carro de emergência. Estava em casa e, de repente, bateu uma falta de ar. A gente ficava aferindo aqui a pressão dele, checando a saturação e a oximetria dela chegou a 84 quando foi para o hospital. Lá, imediatamente colocaram ela na máscara com 15 litros de oxigênio. Ontem [segunda,15] permaneceu na mesma e hoje já diminuiu”, acrescentou.
Ainda segundo Ingma, a tomografia mostrou que Raquel está com 30% do pulmão comprometido pela doença. Mesmo internada, o marido disse que a consultora pediu para que divulgasse um texto em sua rede social informado do quadro de saúde e pedindo orações e energias positivas.
“A gente pensava que ela ia se recuperar em casa, estava se alimentando, brincando, mas dois dias depois piorou de uma vez. Eu peguei dela e não senti uma dor na unha, só não sinto o gosto. Estou no período de cura. Ontem [segunda,15], não sei como, deu um jeito de mandar um áudio para a gente mandar um recadinho no Instagram para saberem que vai continuar. Estava muito preocupada”, concluiu.
Fonte:G1