Falta de senso e responsabilidade por parte da população e do Poder Público
O Acre registrou mais 135 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (16), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Mais uma morte foi registrada no boletim, sendo a vítima uma mulher. O número de pessoas infectadas passou de 53.455 para 53.590 nas últimas 24 horas. O total de mortes no estado agora é de 932.
O número de exames de RT-PCR à espera de análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo do Centro de Infectologia Charles Mérieux subiu para 845. Há 260 pessoas internadas.
Essas foram as notícias de ontem e mesmo assim, enquanto todos os leitos de todos os hospitais seguem lotados, inclusive todas as UTI´s existentes neste município, Rio Branco, a população demonstra total falta de respeito e irresponsabilidade diante da pandemia que estamos enfrentando.
A foto de capa desta matéria foi tirada na tarde de ontem, dia 16 de fevereiro, em que dezenas de pessoas se aglomeram em um dos pontos turísticos de Rio Branco, Gamelereira, e grande parte dessas pessoas sem o uso de máscara.
E sabem por que isso acontece?? Ausência de postura por parte dos nossos governantes! Existem determinados momentos em que a nossa Constituição Federal autoriza a restrição de algumas liberdades individuais, desde que sejam para beneficiar a coletividade.
No caso, estamos falando da saúde pública que se encontra em pleno colapso. Já que a população não possui consciÊncia e responsabilidade, devem os gestores públicos adotarem medidas coercitivas de modo a evitar a proliferação do vírus. São vidas que estão “em jogo”! Não estamos falando de politicagem não!
Falta de medidas coercitivas e inibitórias como fiscalização, aplicação de multas, responsabilização na esfera criminal etc, são os motivos pelos quais as aglomerações acontecem!
Falta vergonha por parte da população e incompetÊncia por parte do Poder Público! E quem “paga” por tudo isso?? Aquelas pessoas que respeitam as regras, que ficam em suas casas, mas que ao irem ao supermercado são contaminadas por aqueles que estavam “numa boa” relaxando na Gamelereira!