Na tarde desta segunda-feira (1), a ponte de Brasiléia|Epitaciolândia estava em manutenção em plena a luz do dia, o fato ocasionou a aglomeração de muitos veículos que esperava a liberação da ponte.
A ponte que da acesso aos dois municípios do Acre, entrou em manutenção às 4hrs da tarde, um horário de grande fluxo de veículos em decorrência da saída das pessoas dos empregos em ambos os lados.
Lembrando que o Ministério Público do Acre recomendou as duas prefeituras dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia o fechamento preventivo do comércio local, para evitar aglomerações e consequentemente o aumento de casos do novo coronavírus.
A iniciativa de consertar a ponte não foi muito eficaz em obedecer a ordem de não aglomeração, em vista que muitas motos se encontravam na lateral da rua esperando o funcionamento da ponte.
É no entanto contraditório pois na época que se recomenda o afastamento social e o fechamento dos comércios, há uma paralisação na ponte que causa uma aglomeração sem necessidade, já que a manutenção poderia ocorrer a noite quando não há fluxo de veículo, devido ao toque de recolher das 10hrs da noite as 6hrs da manhã estabelecido nos municípios pelo governador Gladson Cameli.
Espera-se então que haja um maior compromisso não somente da população, mas como também dos gestores, que evitem esses tipos de situações que criam aglomerações desnecessárias, pois assim como os munícipes recebem multas pelo descumprimentos dos decretos os gestores tem a responsabilidade social de obedecer para mostrar ser um exemplo de compromisso com a vida humana.
O COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, então é fundamental evitar aglomerações.
Redação FN