Após pouco mais de 36 horas de trabalho para fazer o reparo paliativo no trecho da BR-364 que dá acesso a cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, que rompeu após forte chuva, a passagem de veículos grandes com transporte de cargas e ônibus foi liberado na tarde de segunda-feira (28).
O acesso à cidade por via terrestre, tinha sido restabelecido na manhã segunda, após a construção de um desvio provisório, mas apenas para veículos pequenos. A estrada estava fechada depois que uma cratera abriu em um dos trechos durante a forte chuva de sábado (26).
“Foi liberado já para o tráfego. Ainda não está 100% [a estrada] porque não é o definitivo, mas já está passando todo tipo de veículo. Só tem uma mão, é pare e siga. Normalmente não tem fluxo para fazer o pare e siga, mas, quem está coordenando isso é o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]”, informou o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Petrônio Antunes.
A estrada rompeu na Comunidade Maracanãzinho, entre as cidades de Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O rompimento teria sido causado pelo transbordamento do Igarapé Maracanãzinho.
Trecho segue em obras, segundo informou o presidente do Deracre. “Segue em obras. Durante esse período que está chovendo, eles vão estar lá monitorando e fazendo alguns acabamentos no trecho e dando trafegabilidade”, concluiu.
O superintendente do Dnit, Carlos Moraes, disse que o trabalho é paliativo e que um planejamento já está sendo feito para fazer o reparo definitivo. Além disso, ele destacou que o apoio do governo do estado foi fundamental para que a pista fosse liberada o mais rápido possível.
“A gente já está fazendo o planejamento para fazer o serviço definitivo para assim que as condições climáticas permitirem a gente possa fazer o reestabelecimento pleno, que devido as fortes chuvas houve o rompimento da rodovia”, informou.
Fonte: G1